sábado, 2 de junho de 2012

FESTA JUNINA- DESENHOS PARA COLORIR e ATIVIDADES

 Veja aqui diversos desenhos de colorir com o tema Festa Junina, que podem ser utilizados em atividades escolares de educação infantil.
O brasileiro é, por tradição, um dos povos mais festivos, no decorrer do ano são várias as datas em que comemoramos com muita festa e alegria, como por exemplo as Festas Juninas, que chegaram ao país na época da colonização e hoje é uma tradição que passa de geração para geração e parece não perder seu brilho e entusiasmo. 

 As festas juninas são mais tradicionais na região nordeste e também no interior de Minas, mas aos poucos vai conquistando todo o país, principalmente por suas festas alegres e comidas típicas que são apreciadas por todos.



 O que antes era uma festa tipicamente do interior hoje já chega aos grandes centros urbanos onde inclusive são realizados grandes concursos de quadrilhas. As barraquinhas também são tradicionais e oferecem deliciosos pratos típicos desta estação. Nas cidades menores ainda é costume fazer a fogueira, enfeitar o local da festa com bandeirinhas coloridas e se fazer uma festa com muitos convidados e a alegria é item sempre presente nas festas juninas.





 As danças de quadrilha chegaram ao Brasil através dos portugueses que aqui vieram morar e eles herdaram esta cultura dos franceses que por sua vez aprenderam a dança com os camponeses ingleses. Mas aos poucos os brasileiros foram adaptando a música e a dança a nosso estilo e hoje a festa é tipicamente brasileira. 







O casamento caipira também é outro detalhe que não pode faltar nas festas juninas onde os participantes escolhem alguém para ser a noiva que está grávida e outro para ser o pai que a obriga a casar. O casamento tem a participação do delegado que obriga o noivo a permanecer no altar, além do padre, os convidados e todos os que estão presentes na festa que acaba com a dança de quadrilha e conta com a participação de todos. 



As festas juninas ainda contam com balões que hoje em dia são proibidos pelo risco de incêndio que oferecem, por isto são terminantemente proibidos. Mas há vários outros detalhes que fazem esta festa ser alegre, como os fogos de artifício, as comidas e bebidas típicas, o vestuário dos participantes e muito mais! 




Para alegrar ainda mais as festas juninas pode-se fazer concursos entre as crianças, fornecendo a elas desenhos relacionados à época, para que possam usar de toda criatividade e colorir utilizando lápis de cor, lápis de cera, tinta guache, entre outros materiais e depois escolher o mais bonito! 




Mas todos poderão ser expostos deixando a festa muito mais participativa e a garotada com certeza vai adorar participar! Confira os vários desenhos para colorir e atividades que separamos para você. Aproveite-os para deixar esta linda festa ainda mais gostosa de ser comemorada!   


0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template designer adapted by Ana by anA.

Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?